Você quer fazer seu TCC em Magento?

Classe de faculdade - imagem: Jack Hollingsworth - PhotodiscNo mês passado, eu comentei aqui que, dentro do meu MBA, escolhi o tema de redes sociais e e-commerce para basear o meu TCC. Como sou especialista em Magento, não poderia é claro deixar de abordar o software e pesquisar como ele pode ser utilizado para ativar potenciais clientes dentro de redes sociais como Facebook e Twitter.

Porém, esse não é o único tema e nem o único trabalho de conclusão do curso que está sendo baseado em Magento. Eu estou em contato com pelo menos três estudantes – dois deles da URCAMP, em Caçapava do Sul, que se apaixonaram pelo Magento depois que o professor Laurício Costa introduziu o software no curso de Gestão de TI – que decidiram utilizar o Magento como mote para seus trabalhos. Isso me leva a abrir o convite para outros estudantes.

Se você quer fazer seu TCC na área de e-commerce e gosta do Magento, vá em frente. Pense nas possibilidades de temas que você pode explorar, veja quais são os potenciais problemas que as empresas têm em suas lojas virtuais e como o Magento pode resolvê-los. Veja quais são as principais características do Magento e como elas podem catapultar vendas em lojas virtuais. Ou então, faaça também a parte chata: levante os pontos fracos do Magento e proponha soluções para melhorá-los.

Eu estou aberto a todos aqueles que querem fazer seus TCCs em Magento e disposto a colaborar com ideias e informações. Ah, e se você já fez um TCC em Magento e quer compartilhar, entre em contato também. Vou ficar bem satisfeito em ver o resultado desses trabalhos.

Comentários

comentário(s)

5 respostas
  1. Richard Schuler
    Richard Schuler says:

    Olá André.

    Sou estudante de Sistemas de Informação e estou concluindo a universidade. Eu não tinha nem ideia sobre o que faria de TCC., aí comecei trabalhar com Magento e gostei bastante, uma grande ferramenta e um ótimo tema para TCC. Sou Web designer e queria umas dicas para alguns temas dentro do Magento que se encaixe na minha função. Se tiver alguns livros e links pra me passar, eu agradeço!

    Abraço!!

  2. André Gugliotti
    André Gugliotti says:

    @Richard,
    O campo para os temas é bem amplo, mas o melhor é ver uma função específica do Magento e estudá-la, mostrando como ela pode ser usada, como os usuários podem extrair o melhor dela e como poderia ser melhorada.
    Se vc quer algo em webdesign, posso dar ideias do estudo dos “Temas em Magento e o seu impacto na experiência do usuário” ou algo na área de construção de designs com melhor usabilidade, aplicado ao Magento.

    Livro não tem muita coisa, mas um bom começo é o Magento Design Guide, disponível em PDF, em inglês, no site do Magento ou buscando no Google por “magento design guide”.
    Sucesso pra vc! Estou às ordens.

  3. Richard Schuler
    Richard Schuler says:

    Valeu André. Te agradeço pelas dicas, vou ler sobre esses 2 temas que vc comentou acima, a parte de design e usabilidade me agrada bastante. =]

    Brigadão mais uma vez. Abraço!!

  4. Roberto de Jesus Oliveira
    Roberto de Jesus Oliveira says:

    André, Estou fazendo MBA na faculdade Veris IBTA em São Paulo e o artigo que vou entregar é sobre BI para E-Commerce, não estava pensando em mencionar uma plataforma especifica mas lendo a sua matéria e agora que sou o representante da Krish Inc no Brasil, uma das maiores empresas de magento no mundo com + de 1000 projetos de e-commerce entregues, penso em me basear nele, e aproveitando o comentário, estou com uma dúvida na plataforma, quero dar frete grátis somente para compradores da Bahia e de Pernambuco, qual é a melhor maneira de fazer isso? Obrigado e até a próxima.

  5. André Gugliotti
    André Gugliotti says:

    @Roberto
    Valeu pelo comentário. Estou me organizando pra estar em SP e assistir tua palestra na Anhembi Morumbi.
    Depois vamos conversar sobre a tua nova parceria!

    Qto ao frete, busca “matrix rates” aqui no blog e pega a planilha exemplo. Ela é a uma forma de vc fazer isso. A outra é criar regras de desconto, atreladas ao estado ou à faixa de CEP (um pouco mais complicado).

Os comentários estão fechados.