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No último sábado, estive visitando a Feira do Empreendedor, em Porto Alegre. O evento, organizado pelo Sebrae, compreende diversas áreas, como a feira propriamente dita, com fornecedores, opções de franquias e representações, espaço para dúvidas, entre outros, mais palestras e oficinas, além do Fórum de Empreendedorismo. Visitei também em 2008 e posso dizer que não é a melhor das feiras, mas certamente vale uma visita, nem que seja para reciclagem, atualização ou uma busca por novas ideias.

Feira do Empreendedor em Minas Gerais - imagem: folhademinasgerais.comO que me chama a atenção, porém, é o despreparo da maioria das empresas em se apresentar e se vender. Não sei valores ou condições para estar dentro do evento, mas posso garantir que não é barato. Mesmo que o espaço seja de graça, há custos de montagem, material, equipe, alimentação, hospedagem. Assim como sua empresa, outras tantas estão lado a lado buscando negócios. É claro que um bom negócio pode sair de um estande vazio, com uma mesa e um cartão de visitas, mas as chances são bem menores do que se houver uma preparação.

Como a ideia não é gastar um bom dinheiro apenas para ser mais um nos eventos, pensei em algumas dicas que valem não só para feiras e rodadas de negócios, mas para o dia-a-dia:

  • já que você está no meio de tantas outras empresas, é preciso saber comunicar. Prepare um material gráfico simples e atraente, que mostre de uma maneira rápida quem você é e o que você faz, mas além de tudo, porque o seu cliente deve parar e prestar atenção em você
  • não pense que ficar no corredor distribuindo panfletos vai dar algum resultado. As chances de o dinheiro gasto ir parar no lixo são grandes; é melhor marcar bem a mente de 10 bons clientes do que ser mais uma marca esquecida na cabeça de 10 mil
  • para os clientes de passagem, aqueles apenas curiosos, tenha um material simples, com as informações essenciais. Se ele for um potencial cliente, esse material deverá atiçar a curiosidade e fazer com que ele visite o site em busca de mais detalhes
  • para os potenciais clientes, tenha um material exclusivo, com mais detalhes e acabamento superior. Esse material só deve ser distribuído pelo gerente responsável, depois de uma conversa mais próxima, apresentando a empresa e mostrando os ganhos da parceria
  • depois do evento, mantenha contato com os clientes prospectados. Mas com aqueles que quiseram ter esse contato. Nem pense em incluir todos aqueles que visitarem o seu estande na lista de e-mails da empresa ou usar a lista dos visitantes, conseguida com a organização do evento

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