,

O que é Persona?

Persona

Uma persona é uma representação fictícia de um indivíduo. No caso de projetos digitais, uma Persona muitas vezes é utilizada para caracterizar o cliente que irá comprar um produto, acessar um site ou consumir um conteúdo.

Por que criar uma persona?

Desenvolver um excelente conteúdo, que seja robusto, interessante e capaz de criar oportunidades de conversão de clientes e auxiliar eles em sua jornada de compras, é algo muito trabalhoso, porém não impossível. E um dos grandes desafios no mundo virtual, é a questão de como criar uma persona para poder oferecer todo esse conteúdo ao correto e especifico público-alvo.

Com a correta criação, você não apenas vai alcançar seus clientes, mas também os que ainda não conhecem seus produtos, mas terão interesse em fazer negócios com você.

Sabemos que criar uma persona é algo que envolve diversas informações e uma ampla capacidade de analisar o comportamento de seus clientes.

Para criar sua persona, você deve levar em considerações diversas questões, tais como, o dia-a-dia do seu cliente, suas preocupações e as inspirações que o cerca.

O levantamento de quais serviços ele precisa, como prefere ser atendido, que tipo de atendimento precisa, qual o grau de disposição que possui para investir, como é o comportamento digital que apresenta, é algo essencial para criar sua persona e ter sucesso nessa ação.

Com todas essas informações claras, é hora de desenvolver um personagem para ser sua persona. Crie um nome, o gênero, a renda, o estado civil, a faixa etária, a profissão, ou seja, dê vida a sua persona.

A importância de criar uma persona

Segue alguns motivos que mostram a importância da criação de personas:

  • Determinar o tipo de conteúdo ou estratégias que serão criadas para atingir seus objetivos;
  • Escolher o “tom” correto para se comunicar com seu cliente;
  • Ajudar a definir os tópicos e quais jornadas de compra criar;
  • Faz com que pensemos como o cliente e desta forma, entender como eles buscam e desejam informações sobre o que desejam adquirir;

Mas afinal, como eu crio minha persona?

Obviamente que nesse momento você deve ter se perguntado como conseguirá todas essas informações, certo? É uma pergunta inteligente e muito necessária.

Para conseguir essas informações de seus clientes, você deve criar um mecanismo que consiga realizar perguntas abertas e fechadas aos seus clientes, para entender e capturar as informações necessárias para a criação de sua persona.

Porém nessa etapa, algo muito importante a se fazer, é não perguntar apenas para seus clientes satisfeitos, mas também para os que estão insatisfeitos. Pois assim, conseguirá focar no que está acontecendo positivamente em sua empresa, e também o que precisa ser aperfeiçoado o mais rápido possível.

Após o levantamento e organização dos dados colhidos, insira todas as informações em um layout que te ajude a ver claramente a sua persona e quais conteúdos você precisa trabalhar para ajudar seus clientes na jornada de compras e assim, conquistar conquistá-los.

A persona não apenas ajudará você a entender seu cliente, mas também te auxiliará nas suas estratégias para ter uma maior conversão de leads e poder focar suas ações em qual cliente quer atingir, segmentando assim suas ações de marketing.

Segue algumas questões importantes para responder sobre sua persona:

  • Define o nome de sua persona
  • Qual é seu nível de instrução?
  • Qual é o sexo e idade?
  • Se ele é um profissional de mercado, qual é o seu cargo, ocupação e ramo de atividade?
  • Quem influencia na tomada de suas decisões?
  • Quais são as atividades pessoais mais comuns?
  • Quais são as atividades profissionais mais comuns?
  • Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu produto, serviço ou setor?
  • Que desafios ele possui para adquirir seu produto ou serviço?
  • Onde ele normalmente consome informações? Em quais canais de mídia ou meios de comunicação?

Lembre-se, uma persona não é a mesma coisa que o público-alvo. Entenda as diferenças sobre persona e público-alvo neste artigo.

Gerador de Personas

A empresa Resultados Digitais disponibilizou uma ferramenta online muito interessante para a criação de personas que pode ser acessar neste link: http://geradordepersonas.com.br/.

Por fim

O objetivo da persona é entender o comportamento do público-alvo para o desenvolvimento e entrega de conteúdos mais assertivos e com foco.

Observe que persona não é um achismo do que seu cliente precisa, é ou quer, é uma técnica objetiva, organizada e que propõe uma diretriz para a geração do conteúdo bem feito, focado e com resultados positivos.

Comentários

comentário(s)