Fale no WhatsApp

Conheça

Logo Zenie
  • Home
  • Blog
  • RH
  • Os cargos e qualidades mais procurados na área de tecnologia

Os cargos e qualidades mais procurados na área de tecnologia

RH
cargos

A transformação digital acarretou grandes mudanças nas empresas e passou a ser uma das prioridades, pois é vista como um diferencial competitivo e estratégico aos negócios. Junto com o home office e os avanços tecnológicos, empresas vêm investindo cada vez mais na contratação de profissionais de tecnologia.

Estes profissionais, tornaram-se cada vez mais necessários, em diversos setores. Em uma recente pesquisa realizada pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) o setor abrirá mais de 673 mil vagas entre 2022 e 2025, mas capacitará apenas 46 mil profissionais por ano, um déficit de quase 80%.

Diante de um cenário desse, que as mudanças estão ocorrendo de com uma velocidade exponencial e a escassez de mão de obra só tem aumentado, contratar bons desenvolvedores tem se tornado uma tarefa cada vez mais complicada. E diante dessa busca, vamos listar aqui os cinco cargos mais procurados pelas empresas.

Desenvolvedor Front-End: O desenvolvedor front-end é o responsável por traduzir toda interface em códigos de programação. Isso é o que vai estruturar todo visual do projeto, seja ele um site, plataforma, aplicativo, como os menus e os elementos que garantem interatividade e bom desempenho de usabilidade.

Desenvolvedor Back-End: Sua função é a implementação e interação entre usuário e site. São responsáveis pela manutenção e armazenamento de dados. Trabalham na arquitetura interna do projeto, seja ele web ou móvel, onde conecta a todo o conteúdo (formulários, mapas, banco de dados, crm, etc.).

Desenvolvedor Full-Stack: É um profissional generalista, uma das funções que mais exige conhecimento, pois possuem características técnicas bem completas, tanto para front-end quanto o back-end. Atua com várias linguagens e tecnologias, e conhece toda cadeia de desenvolvimento do software ou web.

Arquiteto de soluções: É quem avalia as necessidades de uma empresa na área da tecnologia. Utiliza dos recursos disponíveis para pensar no desenvolvimento e melhorias de sites, softwares, sistemas, plataformas e/ou outros produtos e serviços necessários, além de mapear possíveis riscos.

Tech Lead: Conhecido como líder técnico, é o responsável por liderar as equipes de desenvolvimento, gerenciando todos os fluxos. São essenciais para garantir uma boa entrega e sucesso no projeto. Também possui uma atuação prática, pondo a mão na massa. Geralmente é um desenvolvedor que se destaca pela experiência e entregas. Nessa função, ele tem a oportunidade de melhorar suas habilidades como programador, ao mesmo tempo desenvolver aspectos de liderança.

As hard skills mais esperadas

Ficou bem claro que o mercado de tecnologia está aquecido, e quem quiser ocupar posições deverá ter habilidades especificas as chamadas hard skills. Que podem ser adquiridas por meio de cursos, treinamentos e experiências.

Desenvolvedores: a área de desenvolvimento pede conhecimentos em Java, .net, php, phyton, react, angular, vue.js, Javascript, HTML, Kotlin, Flutter e Swift.

Infraestrutura: a base dentro das empresas exige muito o conhecimento em nuvem, então Cloud (AWS, Azure, Google, e outras), vmware, active directory, Linux, Windows Server e VPN, são indispensáveis para esses profissionais. 

Dados e segurança da informação: uma das áreas mais delicadas da tecnologia é o manuseio de dados. Alguns conhecimentos importantes são a gestão pós-ataque, LGPD, GDPR e a ISSO 270001.

Além das hard skills de cada área, é importante que todos os cargos conheçam algumas metodologias ágeis como: Scrum, Kamban, Feature-Driven Development, Lean Development, dentre outras, que se fazem necessárias para desenvolvimento de projetos.

Soft Skills: o que está sendo mais valorizado dentro da tecnologia

São competências que não podem ser medidas ou quantificadas de forma tradicional em uma entrevista. Elas se referem a aptidões de liderança, comunicação e a capacidade de encontrar soluções de forma rápida e prática. As hard skills podem ser os pontos de destaque de um candidato para um recrutador, mas as soft skills, são os pontos decisivos na contratação.

Falando de um mercado altamente competitivo, como o de tecnologia, podemos considerar como principais soft skills:

Comunicação eficaz: Saber se comunicar de forma assertiva e persuasiva. Uma vez que o repasse das informações, deve ser de forma clara e objetiva. Isso é fundamental para o alinhamento das ações e atividades do trabalho.

Flexibilidade: adaptação em caso de mudanças e aceite de novos desafios. 

Trabalho em equipe: manter bons relacionamentos e parcerias com o time, estabelece um relacionamento colaborativo e um clima organizacional favoravel.

Resolução de problemas: Usar a capacidade de percepção mapeando estratégia efetivas para novos cenários, usando soluções criativas.

Comentários

Assine a nossa newsletter!

Cadastre o seu e-mail e
receba as nossas novidades

    O e-mail é salvo em banco de dados para consulta futura.
    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e se aplica a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google.