O que é WordPress?

Publicado em 06/01/2018 às 1h48, por: Rodrigo Neves
O WordPress é o mais popular sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) para criação de sites em geral, seja institucionais, blogs, hotsites ou portais.
O WordPress possui 2 versões: WordPress.com e WordPress.org. Você pode entender qual a característica de cada um visitando o artigo: Diferença entre WordPress.com e WordPress.org.
Originalmente o WordPress foi criado para ser uma ferramenta para gerenciamento de conteúdos para Blogs, porém, com o passar do tempo a comunidade cresceu e tornou este CMS muito mais poderoso e flexível.
Por ter uma comunidade extremamente ativa, a curva de aprendizado para começar a operar e desenvolver na ferramente é muito baixa.
Existem outras plataformas de Blog?
Claro! O WordPress não é a primeira, única e não será a última plataforma disponível. O que não falta são opções, com as mais variadas características possíveis para hospedar um site, tais como o Tumblr, Blog.com, Weebly, Blogger, Blogspot, Typepad, entre outras.
Assim como o WordPress algumas oferecem a opção de baixar o código e instalar em seu próprio servidor mas a grande maioria possui a solução SaaS (Software as a Service) e não permitem o download, como é mais ou menos a característica do WordPress.com.
Tecnologia e Licença
O WordPress foi desenvolvido utilizando a linguagem PHP com Banco de Dados MySQL e pelo fato do seu código ser aberto e sua licença GPL (General Public License) rapidamente caiu na graça de programadores do mundo inteiro que desenvolvem plugins e templates (temas) para otimizar as funcionalidades e recursos da ferramenta.
5 principais características
1. Flexibilidade
Esta é uma das características mais fundamentais. Com ele é possível customizar o projeto para que se adeque com o negócio do cliente. Pode-se criar deste sites institucionais, blogs e portais até e-commerce, intranets e fóruns.
A magia desta flexibilidade se dá pela gama de extensões (plugins) que possui e por ter uma estrutura de código que facilite a customização e desenvolvimento de novos plugins, incrementando ainda mais a ferramenta.
2. Facilidade na atualização de conteúdo
Hoje uma das melhores maneiras de se destacar na internet é utilizando o que chamamos de Marketing de Conteúdo.
Ter um site atualizado com frequência vai ajudar muito na otimização para os mecanismos de busca, tais como o Google.
E por este motivo, o WordPress tornou muito fácil a criação e edição de conteúdos com um editor de texto fácil e bem elaborado, ou seja, mesmo sem conhecimentos de HTML e CSS é possível atualizar o site utilizando o painel administrativo da ferramenta.
Não somente isto, o módulo de publicação de conteúdo ainda permite:
- Criar rascunhos;
- Agendar publicações;
- Revisões de conteúdo;
- Deixar um conteúdo privado ou público;
- Incluir uma senha de visualização para quem acessar o conteúdo pela URLs;
- Com o gerenciamento de usuários e perfis de acesso é possível definir quem é o autor, editor e revisor de conteúdo;
- Entre outros recursos;
3. Gestão de mídia
A gestão de mídia é extremamente facilitada pois ele possui uma biblioteca central no painel de administração, permitindo total controle sobre as imagens, vídeos, sons ou qualquer outro tipo de mídia que será disponibilizada no site.
3. Padrões web
Todo código-fonte está de acordo com os padrões estabelecidos pela organização W3C, a principal organização internacional de padronização da web.
Por este motivo é importante desenvolver ou escolher temas e plugins que mantenham este mesmo padrão, garantindo que existira maior compatibilidade com navegadores atuais e futuros.
4. Plugins
Para aumentar as funcionalidades do site é possível utilizar plugins de terceiros ou até mesmo criar seus próprios plugins, conforme sua necessidade.
Existe uma comunidade muito ativa com uma lista de milhares de opções de plugins que pode ser visualizada acessando: Plugins WordPress.
5. Temas
Assim como os plugins, é possível utilizar temas de terceiros ou até mesmo criar seu próprio tema do zero. A instalação e alternância entre temas é muito fácil, porém, a escolha ou desenvolvimento do tema certo pode garantir a segurança e performance do seu site, seja performance técnica e operacional, seja performance de negócio (conversão).
Quem usa WordPress?
Há rumores que de cada 10 sites da internet, 7 estão sobre a plataforma WordPress. Incrível não?
Em seu site existe o link de vários casos de sucesso com a ferramenta, podendo ser visualizado em sua página de Showcases de WordPress.
Aqui estão algumas estatísticas sobre o WordPress, conforme publicado pelo site Torque em 2016, com atualização em 2021.
- Participação de Mercado: No início de 2016, o WordPress era utilizado por 25,6% de todos os sites, crescendo para 27,3% até o final do ano, representando um aumento de 1,7%.
- Publicação de Conteúdo: Blogs na rede WordPress publicavam, em média, 27 posts por segundo, totalizando aproximadamente 2,3 milhões de posts por dia.
- Visualizações de Página: Esses blogs recebiam mais de 20 bilhões de visualizações mensais, indicando um tráfego significativo.
- Comentários: Mensalmente, os blogs WordPress recebiam cerca de 77 milhões de comentários, refletindo um alto nível de engajamento dos leitores.
- Traduções: O WordPress estava disponível em mais de 200 idiomas, demonstrando seu alcance global.
- Plugins Disponíveis: Havia mais de 59.000 plugins disponíveis no repositório oficial, permitindo ampla personalização e funcionalidade para os sites.
- Downloads da Versão 5.8: A versão 5.8 do WordPress havia sido baixada mais de 75 milhões de vezes, evidenciando a popularidade e adoção da plataforma.
- WordCamps: Em 2019, foram realizados 142 WordCamps em 49 países, com mais de 36.000 participantes, destacando a forte comunidade em torno do WordPress.
Estatísticas retiradas e traduzidas de: 13 surprising WordPress Statistics
Artigos relacionados
Confira alguns artigos relacionados:
.comentários